segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Uma pergunta (e provocação)

André Brandão publica a seguinte pergunta (que é também uma provocação): A ficção científica é um gênero de filmes que estabelece um diálogo entre o cinema e a ciência. Hoje em dia existem ciências específicas que procuram conhecer e explicar quase todas as dimensões da experiência humana. Diante de um cenário como esse, não seria possível afirmar que todo filme de ficção é um filme de ficção científica?

2 comentários:

Mabuse disse...

Arrisco um comentário a essa pergunta. Também já andei pensando nisso, inclusive num cinema de FC em sentido lato. Como uma grande parte dos filmes contemporâneos lida com temas científicos, já me perguntei se o cinema de FC não abarcaria a maioria da produção atual. Afinal, um filme sobre uma cidade já seria, por si só, um filme sobre ciência e tecnologia. Além disso, um filme como "Titanic" também poderia ser encarado como FC, na medida em que trata de um invento humano (o navio). Mas então me dei conta de que, para ser FC genuína, é essencial um "novum" (D. Suvin, Metamorphoses of Science Fiction), um elemento extraordinário, fora do âmbito do "mundo histórico". E isso "Titanic" não oferece, assim como muitos filmes sobre C&T em alguma medida. Mas isso não compromete o fato de que a FC é um dos gêneros mais heterogêneos e produtivos do cinema, em estado constante de expansão.

igor capelatto disse...

Enquanto cineasta e crítico de cinema desde 1999, tenho observado que os filmes de ficção abordam toda e qualquer temática, assim como o significado da própria palavra ficção, que esteja dentro de um parâmetro "inventado". Ficção é todo fato narrado (seja musical, literal ou cinematográfico etc)que trate de um assunto inventado pelo autor do texto. No caso, ficção científica seria uma história inventada pelo homem que aborde a ciência em fatos que não existem nela (computadores ou robôs que ainda não foram inventados pelo homem, carros voadores, viagem no tempo etc).

Titanic é um filme histórico que trata de um assunto real portanto não ficcional. O que seria ficção é o fato do autor do filme (se falando da versão do James Cameron e não as anteriores como a do Charlton Heston ou a do Gianfranco de Bosio ou outras) ter inventado situações entre o rapaz e a moça (principais personagens) que podem não ter sido reais (apenas baseada em relatos); O navio eu já não considero um elemento para fiocção científica pois quando o filme foi feito, o navio já havia sido inventado pelo homem, assim não é ficcional, e sim real.

Espero ter ajudado um pouco.

Segundo o roteirista e diretor David Mamet: "Um filme de ficção científica pode se tornar realidade quando tudo aquilo mostrado nele for inventado, aí ele deixa de ser ficção científica, e passa a ser apenas ficção".