domingo, 25 de novembro de 2007

Viagem no Tempo

André Ribeiro provoca novamente:
A viagem a lua foi uma experiência de conquistas extraordinárias - a não ser, é claro, pela conquista da própria lua... De lá os astronautas trouxeram alguns quilos de pedras, fotos e filmes, e deixaram uma pegada, uma bandeira e muita sucata. Já não existia nada naquele satélite que o homem não conhecesse! Só que as pesquisas científicas e o domínio da tecnologia necessária ao projeto da viagem espacial inauguraram uma nova era: o destino dessa viagem foi o "futuro", a lua era só uma pequena "escala".
Será o que o mesmo não pode acontecer com a experiência da viagem no tempo? Deixando de lado todas as nossas fantasias, acredito que uma viagem como essa só se justifica se o homem puder mudar o destino da humanidade. Temos esse direito? Por exemplo: seria possível evitar a Segunda Grande Guerra Mundial? Evitar a morte de seis milhões de judeus, vinte milhões de russos, Hiroshima e Nagasaki, cinqüenta milhões de vidas no total? E como justificar essa nossa intervenção? Teríamos, por exemplo, o direito de julgar, condenar e cumprir uma sentença póstuma contra o jovem Adolf Hitler? O "Tribunal de Nuremberg" condenou onze oficiais nazistas à morte, mas nenhuma dessas condenações precedeu os crimes cometidos contra a humanidade. No caso da visita de um carrasco ao passado do futuro fürer, a condenação iria se cumprir por crimes que ele não cometeu e nem cometerá, já que essa é a decisão do próprio tribunal que o condenou. Só que já não existem crimes a serem julgados, pois o "terceiro reich" não vai existir. No que é que se sustenta, então, a "tese da promotoria"? Qual é a jurisprudência? Esse tribunal é legítimo? Podemos condenar um homem por crimes que ele não vai cometer? Se esse homem é inocente, por que levá-lo ao "banco dos réus"? Mas sem condená-lo, como evitar uma guerra que justifica sua condenação?
Outra questão: a quem é que interessa um projeto como esse? Será que aos Estados Unidos da América pode ser interessante ajudar a escrever uma nova Hístoria? Sem a segunda guerra mundial eles seriam, hoje, o que são? E sem a participação dos Estados Unidos - numa realidade como a nossa - esse projeto seria possível? Afinal: o que é que justifica uma viagem no tempo - para quem e por que?

Filmes em debate

Igor Capelatto informa:
A Sociedade de Medicina de Campinas oferece debates de filmes - e a entrada é franca.
Siga o link: http://www.smcc.com.br/07_SOCIO_CULTURAL.html/cinedebate/cinedebate.html

terça-feira, 13 de novembro de 2007

"A formiga elétrica" de Philip K. Dick

Tem atualização na seção videos:
http://buraco-de-minhoca-videos.blogspot.com/2007/11/formiga-eltrica-de-philip-k-dick.html

abraços
Igor Capelatto

Nota sobre STAR TREK

Fãs de Star Trek aguardam ansiosos.

Novo Star Trek vai viajar para o passado (mesmo assim continua sendo nosso futuro) e mostrar a juventude dos personagens principais Kirk, Spock e McCoy (o Magro).

Winona Ryder acaba de ser confirmada como a mãe de Spock.

Veja: http://cinema.uol.com.br/ultnot/2007/11/12/ult32u18156.jhtm


Abs Galácticos
Marinsky

Adendo na nota do Ronaldo, uma curiosidade que saiu no site da Fábrica de Quadrinhos, a qual faço parte como crítico de cinema. Abraços de uma galáxia muito distante, Igor Capelatto

Curiosidade:

Jennifer Morrison (da série House) está escalada para viver Carol Marcus, uma bióloga que teve um filho com James Kirk antes de ele se tornar o capitão da Enterprise. Já o desconhecido Chris Hemsworth será George Samuel, o pai de James Kirk.

Curiosidades sobre o filme Fahrenheit 451

Curiosidades sobre o filme Fahrenheit 451 na seção Criticas de Cinema: http://buraco-de-minhoca-artigos.blogspot.com/ - em breve o Ronaldo irá postar textos e comentários sobre o filme.

E também um artigo / critica sobre o filme Efeito Borboleta!

abraços em 451 graus Fahrenheit
Igor Capelatto

segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Crítica do filme "Contato" na revista Café Orbital

Nota por Ronaldo Marinsky:
Contato (Contact, dir.: Robert Zemeckis, EUA, 1997) é um filme de FC adaptado do romance de Carl Sagan, protagonizado pela atriz Jodie Foster. Na revista Café Orbital está disponível uma crítica do filme: "O Astrônomo Assistiu Contato", em http://www.on.br/revista_ed_anterior/julho_2002/noticias/astro_arte/arte_astro_assistiu.html

Cursos on-line gratuitos

Nota divulgada por Ronaldo Marinsky:
Para quem se interessa por cursos de Astronomia e Astrofísica à distância (gratuito), a revista Café Orbital oferece cursos dados pelos astrônomos do Observatório Nacional (ON) no seguinte endereço: http://www.on.br/revista/index.html

Foguete com satélite brasileiro deve partir hoje


Notícia saiu hoje, dia 12 de novembro de 2007 no site do TERRA,

Abraços
Igor Capelatto




sábado, 10 de novembro de 2007

Novas atualizações no Buraco:
na seção video: Our Incredible Real Universe
na seção link: 110 sites selecionados

e aqui na capa: 'Túneis no Espaço-Tempo e Viagens Interestelares Hiper-rápidas' e Ciência x Ficção!!!

abraços do outro mundo!
Igor





Mais discussões sobre viagens no espaço-tempo no artigo "Túneis no Espaço-Tempo e Viagens Interestelares Hiper-rápidas": http://www.zamandayolculuk.com/cetinbal/astronomo.htm .

Ciência X Ficção

André Brandão mandou o seguinte pensamento:

Existem casos em que a ciência é ficção, mesmo sendo ciência. Em outros a ficção é ciência, mesmo sendo ficção. Exemplo: a cosmologia de Ptolomeu afirmou que o sol girava em torno da terra. Depois de Copérnico, o que é a ciência de Ptolomeu? Com a "Teoria da Relatividade", nenhum físico "sério" pode pensar o espaço-tempo da maneira como pensava Newton. O que é, então, a "verdade científica" proposta por Newton: ciência ou ficção? Quando a ciência do passado é superada pela do presente, no que é que ela se transforma? Afinal: o universo nunca foi preenchido pelo éter... Só que essa era uma constatação científica. Por outro lado, a mitologia de algumas culturas orientais - que sempre foram consideradas pelos cientistas como textos "mítico-poéticos" (e não como ciência!) - hoje é aceita como teoria de novos paradigmas científicos. O que é, então, ciência, e o que é ficção?

sexta-feira, 9 de novembro de 2007

Sagan sobre a viagem no tempo


Carl Sagan fala sobre tempo, paradoxo temporal e buraco de minhoca em http://www.ceticismoaberto.com/ciencia/sagan_time.htm. Vale a pena conferir.

segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Uma pergunta (e provocação)

André Brandão publica a seguinte pergunta (que é também uma provocação): A ficção científica é um gênero de filmes que estabelece um diálogo entre o cinema e a ciência. Hoje em dia existem ciências específicas que procuram conhecer e explicar quase todas as dimensões da experiência humana. Diante de um cenário como esse, não seria possível afirmar que todo filme de ficção é um filme de ficção científica?